Traduzir para:

Canal Saúde Mulher | Guia de Saúde da Mulher Madura

O que comer diariamente

Frutas e Vegetais ricos em vitamina C como frutas cítricas, morango, melão e tomate. Folhas verde-escuras como brócolis, ervilha e couve, que fornecem cálcio e vitamina A. Frutas e vegetais amarelo-escuros como manga, cenoura e abóbora, que também contêm vitamina A. Vegetais crucíferos: repolho, brócolis, couve-flor e nabo, que são ricos em cálcio.Para evitar o consumo de gordura basta preparar os alimentos sem adicionar manteiga, óleo ou margarina.
As porções diárias recomendadas para uma alimentação saudável na fase da transição

  • Grãos e Cereais: de preferência grãos integrais porque os produtos refinados não contêm fribras e oligoelementos, que são fundamentais. Muitas vezes, as mulheres restringem os amiláceos (batata, milho, trigo) com o objetivo de perder peso, mas esses alimentos são excelentes fontes de nutrientes e não contém muitas calorias, a menos que se lhes adicione gordura. Quatro porções ao dia.
  • Leite e Laticínios: ricos em cálcio. Leite desnatado ou pobre em gordura, iogurte e queijo branco são preferíveis aos produtos integrais. Os dois últimos devem ser consumidos em quantidades limitadas. As mulheres com intolerância à lactose que podem consumir iogurte.
    Duas a quatro porções.
  • Alimentos Protéicos: dar preferência a legumes, peixes, aves e carnes magras. Antes de preparar a carne retirar dela toda a gordura visível. O consumo da pele de aves não é recomendável por ser rica em gordura. Restringir ou evitar defumados e conservas.
    Duas porções.
  • Outros Alimentos: consumir gorduras em quantidades reduzidas, tais como manteiga, margarina, óleos, maioneses, cremes e frituras. A manteiga e a margarina possuem o mesmo teor de gordura e caloria: a diferança é que a margarina, produto vegetal, não contém colesterol.
  • Doces: açúcar é açúcar, independente de sua origem. Assim, o açúcar natural possui o mesmo valor calórico que o açúcar refinado. A diferença é que o açúcar natural é mais nutritivo do que o refinado.

Algumas dicas:

  1. Utilize panelas antiaderentes para cozinhar sem manteira ou óleo.
  2. Use vinho seco, suco de frutas e vegetais nas saladas em vez de manteiga e cremes. Substitua os cremes picantes e maionese por iogurte desnatado.
  3. Use um escorredor para eliminar a gordura de carnes que foram assadas ou tostadas.
  4. Prefira consumir amido e fibras fornecidas por frutas e vegetais frescos e grãos integrais.
  5. Reduza gradativamente a quantidade de sal e açúcar dos alimentos cozidos, de modo a acostumar o paladar.
  6. Aumente o uso de ervas, condimentos e temperos no preparo dos alimentos, que realçam o sabor quando eles contém pouco ou nenhum sal.
  7. Leia os rótulos das embalagens que fornecem informações sobre a quantidade de açúcar e sal de seu conteúdo e prefira aquelas com teor menos desses dois elementos.
     

voltar