Traduzir para:

Notícias | SOGESP

Jornada da SOGESP RP foca prática diária da GO   

 
 
Com temas voltados à prática diária da tocoginecologia, a XV Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Ribeirão Preto reuniu 130 profissionais, em 8 e 9 de junho, no Stream Palace Hotel. Contribui para o aperfeiçoamento e reciclagem de ginecologistas e obstetras, principalmente com as aulas práticas, conforme relata o presidente da Regional da SOGESP de Ribeirão Preto, Paulo Pagnano.

Dividida em dois módulos, Ginecologia e Obstetrícia, a Jornada teve aulas teóricas e práticas. Tratou de temas como infecções vaginais, o manejo das mulheres que sangram durante o uso de anticoncepcionais e das mulheres que perdem urina antes da realização de procedimentos cirúrgicos.

Para a coordenadora do módulo de obstetrícia, Silvana Maria Quintana, segunda secretária da SOGESP e chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRPUSP (Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto), trata-se de uma ação “muito importante para reunir os associados e promover a educação continuada de excelência”.
O destaque desta edição, assim como a do ano passado, foi a introdução de simulações, ou seja, estações de treinamento em que os médicos aprendem em modelos ou manequins a melhor forma de conduzir uma situação clínica.
“Esse treinamento possibilita maior segurança aos profissionais quando se deparam com situações na prática diária”, ressalta Silvana.

Ela ressalta também que os assuntos abordados foram sugeridos pelos associados e são situações do dia a dia do consultório.
“Tivemos aulas sobre distúrbios da glândula tireoide, cuidado com fetos que não crescem adequadamente e manejo de mulheres com abortos de repetição”.

O ex-presidente da SOGESP Ribeirão Preto, Rui Ferriani, professor titular da USP e chefe do setor de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, foi o coordenador do módulo de Ginecologia. Ele destaca a aula prática sobre mamografia e o aspecto de ser tradição da jornada debater aspectos práticos do consultório.

“Houve várias atividades voltadas para o aspecto da Ginecologia como fissuras e incontinência urinária. O objetivo foi realizar amplk reciclagem”, explica Ferriani.

CLIQUE AQUI e veja as fotos do evento