Traduzir para:

Notícias | SOGESP

SOGESP ABC destaca o Mês da Mulher


Prefeitura de São Bernardo do Campo e Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC foram parceiras na iniciativa para homenagear os avanços e lutas do gênero feminino
 
Para destacar o mês das mulheres, a Regional ABC da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) realizou ato comemorativo, em 10 de março, no Shopping Plaza de São Bernardo do Campo.
Foram dispensadas orientações sobre a saúde feminina na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) por 13 acadêmicos da Liga de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) com a supervisão da Diretoria da Regional ABC além de outros colaboradores, com maior destaque para HIV, Sífilis e HPV, dando grande enfoque para a questão da vacina, que vem sendo negligenciada pela maioria da população. Também houve a participação do grupo de DST’s e AIDS da Prefeitura de São Bernardo do Campo com a realização de Teste rápido para HIV e Sífilis.
“O intuito foi esclarecer, conscientizar e realizar diagnósticos através do teste aplicado, para HIV e Sífilis. Tivemos a oportunidade de informar muitos adolescentes e adultos sobre a vacina e a prevenção do câncer de colo do útero”, comenta a ginecologista Elizabeth Nasser, presidente da Regional.
 
Segundo ela, houve grande procura e foram realizados 114 testes rápidos, e entre eles, alguns apresentaram resultado positivo para uma das doenças, ocasião em que as pessoas foram devidamente orientadas.
Entre os critérios de seleção do local para a realização do evento, o shopping Plaza foi escolhido por estar localizado mais próximo à periferia, onde residem pessoas vulneráveis economicamente e carentes de informação sobre saúde.
“Não tivemos restrição no atendimento, onde o foco eram as mulheres, no entanto a assistência foi dispensada a todos, inclusive a homens que passavam pelo local. Mesmo as pessoas que não quiseram realizar o teste, receberam orientações. Contamos ainda com o apoio do laboratório MSD que nos auxiliou na elaboração de material educativo amplamente distribuído no local.”