Traduzir para:

Notícias | SOGESP

UMA SOGESP RENOVADA E DEMOCRÁTICA  

 
 

Planejamento com participação ativa de Regionais, secretarias, Diretoria e convidados avaliatodos os processos da Associação de Obstetrícia e Ginecologia, além de criar produtos, benefícios e perspectivas de um futuro alvissareiro para a GO de São Paulo.

O cenário foi o Sheraton Hotel, às margens e com uma vista maravilhosa da Marginal Pinheiros e de parte da Zona Sul de São Paulo. Havia dois dias de trabalho intenso à frente, mas, em um primeiro momento, predominou o sentimento de alegria de rever amigos, matar saudade e compartilhar novidades.

Também foi com essa motivação, um alto astral generalizado, que SOGESP deu início ao seu primeiro Planejamento Estratégico da Gestão 2018-2019. Para quem já teve oportunidade de estar em eventos semelhantes anteriormente, tudo parecia fugir do script tradicional.

A Diretoria Executiva da SOGESP, eleita em fins de 2017, como grupo de oposição, com cerca de 70% dos votos, era só ouvidos. Isso mesmo: foi pensada a posição de estimular os debates, garantindo total liberdade de expressão para que quem faz a Associação no dia a dia, de modo que pudessem trazer à discussão demandas de todos os especialistas de São Paulo e tomar decisões para contemplá-las o mais breve possível.

Assim, ainda não era nem 10 horas da manhã do primeiro dia do Planejamento Estratégico (que se entendeu em 13 e 14 de abril) e a SOGESP começava a ser redesenhada a partir de sua alma, de seu coração, de seu sistema nervoso central.

Divididos em mesas de trabalho plurais, com Regionais mescladas e Diretores, aqui e acolá, além das secretárias, grupos abriram polêmica sobre a Missão, Valores, Visão e Propósito da SOGESP. Em debate democrático, a Associação começava a ser renovada, fortalecida, agigantada, empoderada.   

“O intuito deste encontro estratégico era justamente rediscutir todos os princípios e o escopo de atuação da SOGESP. Era, como exatamente ocorreu, tirar um propósito, nortear o que queremos deixar para os ginecologistas e obstetras, miscigenando novas ideias com o já construído de bom. Tudo de forma compartilhada, com participação de todas as regionais, de diretores, secretárias. Os painéis foram construídos de forma que pudéssemos refletir ao máximo sobre o que pensa o nosso associado e suas necessidades”, avalia RossanaPulcineli Francisco, presidente da SOGESP.

Ética, humanização, transparência, credibilidade, representatividade, inovação, excelência e compromisso com os médicos, as pacientes e a saúde foram fincados como os principais valores da SOGESP. 

 
 



Pilares
 

Entre um intervalo e outro, o clima do Planejamento Estratégico ganhava outros ares. O tom amistoso, os laços com antigos e novos amigos era realimentado. Porém, as conversas ganhavam cada vez mais caráter de construção coletiva. Era o time SOGESP jogando junto para buscar avanços para todos os ginecologistas e obstetras do estado, para a especialidade e a assistência em saúde à mulher. 

“Sensacional esse tipo de contato, mesmo porque as Regionais ficam distantes. É bom encontrar pessoas das outras subsedes, esclarecer dúvidas, receber novas informações para colocar em prática e ainda compartilhar nossos processos. Essencial. Deveria acontecer ao menos uma vez por ano. Toda essa troca ajudará demais no meu trabalho”, comenta Priscila Alves, secretária de Ribeirão Preto.

Realmente a interação foi preponderante para o sucesso do Planejamento 2018. No mento de debate e definição dos “Pilares da SOGESP” (Inovação, educação continuada, captação e manutenção de associados, planejamento financeiro, valorização profissional, ação social e comunicação e marketing), as ideias brotaram com intensidade e naturalidade. 

“Os pilares são os pontos em que a SOGESP depositará toda a sua energia, nos próximos dois anos da atual gestão. Para que isso não ficasse apenas em teoria, fizemos um planejamento real e riquíssimo”, pontua Rossana. “Agora há clareza de toda a nossa Associação, de cada um de nós, de quais são as prioridades, e até das datas de entrega.”

No campo da Educação Continuada, o objetivo é propiciar ao associado informação de qualidade, em atividades de simulação e atividades práticas para o desenvolvimento profissional. Em breve, GOs de todo o Estado ganharão um novo curso presencial, consistente, eficaz e de alto nível científico. Vale aguardar, pois virão ótimas surpresas.  

“Queremos um trabalho democrático e de excelência. Para tanto, é necessária a participação de todo o Estado, de todos os tocoginecologistas. Nesta gestão, fazemos questão de ouvir antes de agir. Os cursos adequados ao Interior e à Grande São Paulo têm de ser decididos pelas Regionais. A Diretoria cabe viabilizar”, pontua Silvana Maria Quintana, segunda-secretária. 

A Comunicação e Marketing trabalhará fortemente a mídia, para erguer a voz da SOGESP o mais alto possível, chegando a gestores, pacientes, a população inteira. Também empreenderá esforços nas relações institucionais, buscando parceria com Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, entre outras representações de credibilidade da sociedade civil.

Segundo Luiz Alberto Ferriani, é mister que a Associação ocupe o máximo de espaço na imprensa, tanto para defender os GOs quanto para entregar informações de qualidade a respeito da saúde da mulher.

Reduzir custos sem perder a qualidade será o mote para o Planejamento Financeiro, assim como a captação de recursos para ações conjuntas com hospitais, secretarias de saúde etc. O diretor-tesoureiro José Maria Soares compreende que as oportunidades surgem a cada dia, sendo tarefa do SOGESP permanecer atenta para parcerias com hospitais, laboratórios, secretarias de saúde e tudo mais que venha a beneficiar a atuação da Ginecologia e Obstetrícia em prol da especialidade e da comunidade.

Já a Ação Social terá sempre em vista à qualificação do atendimento em saúde à mulher e adolescente, em especial sob os aspectos da prevenção e promoção do bem-estar. DSTs/HIV, gravidez na adolescência, câncer de colo e de útero e violência obstétrica são alguns temas que estarão em evidência no biênio.

“Devemos nos aproximar de nossas pacientes para orientá-las, seja na escola, em um shopping, na praia. A depender da possibilidade de cada subsede, atuaremos em conjunto, por exemplo, com a Prefeitura, instituições hospitalares e por aí vai”, analisa a segunda-tesoureira, Marcia Fuzaro Terra Cardial.

Para a cidade de São Paulo, a projeção é a de ser promover cursos de educação continuada em todas as regiões, inclusive no Centro, destacando os professores locais, conforme o coordenador de representantes credenciados, André Luiz Malavasi L. Oliveira.

O pilar de Capitação e Manutenção de Associados saiu com as missões de revitalizar o cadastro SOGESP, criar comunicação com os Residentes, mapear todas as maternidades de São Paulo e colher outros dados. Com tal base, será possível iniciar uma ampla campanha para fidelizar sócios, reconquistar os ex, e trazem para a Associação novosGOs. 

O uso de aplicativos com serviços novos e uma série de possibilidades de vantagens para os ginecologistas/obstetras foi uma das propostas do grupo sobre Inovação. A intenção é disponibilizar aulas do Congresso de Ginecologia e Obstetrícia na área reservada aos sócios, além de implementar uma carteira de identificação, que poderá oferecer benefícios em compra em farmácias e espetáculos culturais, só para ficar em dois exemplos.

Quanto à Defesa Profissional, prepara-se para voar alto.Estão no planejamento, criação de manuais de conduta, produção de vídeos sobre disponibilidade, termo de consentimento livre e esclarecido e ... Fica o suspense, pois virá muita coisa boa.

“São inúmeros os nossos desafios, a casa foi arrumada para irmos à luta. Também buscaremos a redefinição do valor da consulta ginecológica, pensando em sua complexidade e por ser realizada em três tempos. É prioridade ainda atualizar e incrementar a disponibilidade obstétrica, adianta a segunda vice-presidente, Maria Rita de Souza Mesquita.

O saldo do Planejamento Estratégico é que a SOGESP sai mais unida, forte, eficiente e com um menu de novidades que melhorarão bem o dia a dia do tocoginegologista já a partir dos próximos meses.

“Realmente o balanço é dos mais positivos. A Associação sai engrandecida e mais robusta, após discussão ampla e participativa, com projetos e produtos a serem concretizados para o conjunto da Ginecologia e Obstetrícia”, argumenta o secretário-geral, Luciano de Melo Pompei.

“A equipe está unida e pronta pra trabalhar em todo o estado de São Paulo com foco e conhecimento de causa. Esse é o principal resultado do encontro. Temos metas, responsáveis e datas para cumprir. Então sedimentamos o terreno para trilhar com objetividade, eficiência e transparência”, completa Rossana.

Elizabeth Jehá Nasser - Presidente Regional ABC

“É muito importante a realização de eventos como o Planejamento Estratégico, pois promovem integração entre todas as diretorias e a SOGESP central para que possamos nos conhecer, trocar ideias, experiências. É uma situação bastante interessante e produtiva. Realizamos um redesenho da Associação, com a participação de todos. Isso nos leva a ganhar um sentimento de família SOGESP”.

 
Francisco Eduardo Prota - Presidente Regional Campinas
 

“Foi um encontro da maior relevância. Primeiro pelo caráter democrático, todo mundo pode opinar. Certas vezes, há algo que não parece tão importante para mim, mas essencial para muita gente. O Planejamento é uma maneira de se ordenar, de conhecer o pensamento do grupo e de estabelecer metas claras com potencial de benefícios à instituição e ao associado”.

José Roberto Salina - Presidente Regional Centro-Oeste
 

“É extremamente produtiva a reunião entre os vários diretores das regionaispara o planejamento de metas. Os debates foram enriquecedores e os resultados sensacionais. É debatendo que a gente consegue visualizar uma SOGESP melhor para o nosso associado”.

 
Giuliano Tavares Tosello - Presidente Regional Presidente Prudente/Marília 
 

"Traçamos uma série de processos que temos de executar nos próximos dois anos. Alinhamos as ideias da Diretoria com todas as Regionais. Agora, temos um plano de ação para trazer mais benefícios para o nosso sócio”.

Paulo Ricardo de O. Pagnano - Presidente Regional Ribeirão Preto

“Quero parabenizar a professora Rossana, toda a equipe, os 15 membros da Diretoria SOGESP pelo evento produtivo. Agregamos valores, unindo os colegas e estabelecemos foco de atuação para o biênio. Todos estão de parabéns pela organização”.
 
Roberto César Nogueira Júnior - Presidente Regional Santos
 

“Este tipo de planejamento estratégico, com integração entre todas as regionais com a Diretoria fortalece a especialidade, além de trazer bons resultados em prol dos associados. Precisamos repetir, sempre visando a melhoria da assistência e o congraçamento dos nossos GOs”. 


Wagner Vicensoto - Presidente Regional São José do Rio Preto
 

“A reunião foi fundamental para atualizar conceitos básicos: a visão, os valores e os propósitos da nossa Associação. Com contribuições diferentes, elevamos o patamar da SOGESP de hoje e do futuro”.

 
Henri Augusto Korkes - Presidente Regional Sorocaba/Vale do Ribeira 
 

“Compartilhamos o nobre propósito de traçar metas para o biênio. Incorporamos os propósitos, valores, enfim, a essência da SOGESP. Teremos uma Associação mais forte agora, certamente chegaremos a avanços relevantes”.

 
Ângelo Guedelha - Presidente Regional Vale do Paraíba 
 

“O planejamento estratégico, organizado pela nova diretoria SOGESP, aconteceu em um momento muito particular, quando estão se renovando os representantes dos obstetras e dos ginecologistas. Foi preponderante para a definição dos rumos da SOGESP. O foco é melhorar o relacionamento e a representatividade”.


CLIQUE AQUI e veja mais fotos da reunião
 

Diretoria SOGESP