Traduzir para:

Notícias | SOGESP

Verão Mulher arrasa na praia do Gonzaga 

“Uma ação cidadã, digna de elogios. É maravilhoso a gente ver os ginecologistas e obstetras saírem de suas clínicas e dos hospitais e se aproximarem assim da população. Isso é da maior importância, pois possibilita acesso a quem encontra dificuldade no dia a dia. Faz toda a diferença em um País como o nosso”.

A declaração da médica Etienne Santos Cordeiro sintetiza bem o que foi a primeira edição do Verão Mulher SOGESP, realizada na praia do Gonzaga, em Santos, litoral de São Paulo, em parceria com a Associação Paulista de Medicina (APM).

A iniciativa mobilizou centenas de banhistas no fim de semana de 28 e 29 de janeiro, entre às 9h e 14h, com a missão principal de promover a prevenção de doenças por meio de ações e de uma série de palestras sobre saúde feminina. 

Para dizer a verdade, o sábado e o domingo escolhidos para o mutirão de orientação às mulheres nem prometia muito. Chovia há 15 dias sem parar até a noite da véspera. Porém, São Pedro mostrou que tem carinho especial por elas e acordou de bom humor no sábado, criando uma conjuntura favorável para a ação.

Com o tempo bom, sol abrindo, ficou fácil. A SOGESP tinha preparado com extremo esmero cada detalhe para que o Verão Mulher atingisse o maior número de pessoas, fossem mulheres ou homens, crianças, jovens, adultos ou idosos.

Pois houve de tudo um pouco na barraca da Associação Paulista de Medicina, no Canal 3 do Gonzaga, onde a SOGESP também montou uma tenda auxiliar para atender o público. Distribuição de camisinhas, bebidas refrescantes para todos, sorteio de brindes, entre eles o livro Higiene Genital Feminina. Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Santos da Fundação Lusíada e da Faculdade de Medicina da Unimes mediram gratuitamente a pressão dos banhistas, oferecendo orientação e dando encaminhamento necessário.

Atividades propostas

A professora de Educação Física Camila Gianoni abriu os trabalhos nos dois dias com sessões de aeróbica e zumba. Pode até parecer jogo de palavras, só que não: com sua energia, conseguiu reunir uma galera de 8 a 80 anos. Um pouco mais até.
“Que atividade deliciosa. A professora é espetacular. Começar um dia assim é maravilhoso”, comentou Hilda Bernardes Ganhani, aposentada de 81anos, após encerrar seus exercícios e se encaminhar para assistir às palestras.
Aliás, as palestras foram o ponto alto do Verão SOGESP. ‘Tivemos uma repercussão extremamente positiva na mídia,  o que ajudou na propaganda. Até os homens vieram tirar dúvidas, então realmente foi um sucesso incrível. Promoveremos novas ações semelhantes, buscando sempre integração com os cidadãos”, afirma Francisco Lázaro  Pereira de Sousa, presidente Regional SOGESP Santos.

A sensação de dever cumprido foi geral entre a Diretoria da SOGESP. O vice-presidente Jarbas Magalhães, e o diretor-tesoureiro Newton Busso, grandes defensores desse tipo de iniciativa, comemoraram a resposta da população e, em especial, o fato de a proposta de levar orientação e informações à comunidade ter sido cumprida à risca. Essa é também a opinião do presidente Paulo Cesar Giraldo: “O compromisso primeiro da Sogesp é com a saúde das mulheres, com a saúde de nossas pacientes. Daí a importância de sairmos periodicamente de nossos consultórios, das clínicas, dos hospitais e virmos para onde elas estão, nos locais públicos. Fico feliz com o excelente retorno que obtivemos no Gonzaga, mas queremos mais. Já adianto que a ideia é usar essa ação como piloto para fazer mutirões com formato parecido em todas as nossas Regionais do Estado de São Paulo”.

Então fica um desafio para as demais Regionais: em Santos aconteceu uma apresentação de parar o trânsito (ou melhor, de parar a praia) da Bateria Tubarões, dos estudantes de medicina do Centro Universitário Lusíada. Show. A SOGESP tem o vídeo, caso alguém queira ver. Quem se habilitar a fazer melhor, vá em frente.

“Foi realmente tudo lindo, médicos, estudantes, outros profissionais, uma aliança focada na boa saúde feminina. Valeu demais. Isso fortalece a imagem da nossa Sociedade entre a população e mostra o compromisso da Diretoria com a cidadania”, pontua Sérgio Toledo, diretor de eventos da Regional SOGESP Santos. Aliás, os associados da Baixada Santista participaram em massa, promovendo a união dos ginecologistas da região.

Por fim, destaque para os recursos humanos da SOGESP. O staff, composto por Roberta Braga e Andrea Husti, suou literalmente a camisa, especialmente no domingo, quando o sol pegou forte, colaborando decisivamente para que todos saíssem com largos sorrisos e bem satisfeitos do Verão Mulher.
 

DIA PALESTRA ESPECIALISTA
28 e 29 de janeiro Mortalidade materna e infantil  Francisco Lázaro Pereira de Sousa
28 e 29 de janeiro Sífilis Adquirida e Congênita  João Carlos Francez
28 e 29 de janeiro DST Rose Luce Gomes do Amaral
28 e 29 de janeiro Zika e Dengue na gestação  Sérgio Floriano de Toledo 
29 de janeiro Higiene Genital Feminina  Paulo Cesar Giraldo
29 de janeiro Gravidez não planejada  Jarbas Magalhães 

 
 Veja o vídeo da Ação AQUI